PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA                               
                                              Aquisição da Lecto-escrita
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                                           SUMÁRIO
 
 
1. INTRODUÇÃO .......................................................................................Página 4
 
2 JUSTIFICATTIVA .......................................................;............................Página 5
 
3 OBJETIVOS
 
3.1 OBJETIVO GERAL...............................................................................Página 6
 
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................Página 7
 
4 METODOLOGIA.....................................................................................Página 8
 
 5 RECURSOS...........................................................................................Página 9
 
 6 AVALIAÇÃO...........................................................................................Página 10
 
 7 Bibliografia.............................................................................................Página  11
 
 8 ANEXOS............................................................................................. ..Páginas 12 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APRESENTAÇÃO
 
 
                                      Alfabetização: um processo prazeroso
 
             O processo de aprendizagem da leitura e da escrita de uma língua se dá em conjunto com a história, a cultura e a linguagem da realidade social vigente. O maior desafio do professor alfabetizador da atualidade é garantir o aprendizado da leitura e da escrita em tempo hábil, através do método que proporcione durante este processo, um ato prazeroso. 
             Para garantir o prazer ao educando no ato de aprender a ler e escrever é preciso relacionar esse processo com a seguinte questão: Como acontece a alfabetização? 
             Quando a leitura e a escrita são produzidas a partir do momento histórico que o aluno e professor estão vivendo, a partir do conhecimento cultural que o aluno e professor trazem de sua história de vida, a partir da língua pátria, relacionados com a realidade social em que vivem, o aluno tem motivação em aprender a ler e escrever, da mesma forma que o professor tem motivação em ensinar a ler e escrever. O processo de alfabetização acontece como um ato prazeroso. O aluno desenvolve as habilidades da leitura e da escrita no mesmo ritmo e aprende a ler e a escrever em um mesmo tempo, assim como, o professor desenvolve o ensino da leitura e da escrita, de forma regular.  
             Quando a leitura e a escrita acontecem de outra forma, o aluno não tem motivação em aprender a ler e escrever, da mesma forma que o professor não tem motivação em ensinar. O processo de alfabetização acontece como um que ato doloroso. O aluno desenvolve as habilidades da leitura e da escrita em ritmos diferentes e aprende a ler e a escrever em tempos diferentes, assim como, o professor desenvolve o ensino da leitura e da escrita, de forma irregular.
             Portanto, o maior desafio da alfabetização na atualidade é garantir a alfabetização como um processo, onde exista prazer, tanto no ato de aprender a leitura e a escrita da 
língua, por parte do aluno, tanto quanto ao ato de ensinar a leitura e a escrita da língua, por parte do professor. 
 
 
 
 
1 JUSTIFICATIVA
 
 
           Face ás dificuldades apresentadas pelos alunos durante a aquisição da lecto-escrita, no processo de alfabetização da Língua Portuguesa, tanto no ensino fundamental, de 1º ao 5º ano, quanto nos estágios 1, 2, 3 e 4  do  SEJA I – Segmento da educação de Jovens e Adultos, em conseqüência de vários fatores, entre eles a complexidade da Língua Portuguesa, tendo em vista que a aquisição da leitura e da escrita acontecer concomitantemente, faz-se necessário uma orientação didática voltada para os estágios de desenvolvimento da língua escrita, através da oralidade, o que faz com que a Ortografia e a Fonética da Língua Portuguesa, ganhe mais atenção neste projeto, durante o processo de alfabetização.
 
                   Este Projeto surgiu durante o planejamento de trabalho de Atividades Complementares para ser executado em sala de aula, com alunos do fluxo de regularização escolar de alunos do 2º Ano, em 2.009 na Escola Célia Nogueira. Foi ampliado e reformulado em 2.010, para ser desenvolvido com alunos do SEJA I, Segmento da Educação de jovens e adultos, Estágio II, da Escola Municipal de Mussurunga e em 2013, foi reformulado e adaptado para ser trabalhado com alunos do 4º ano da Escola Municipal Cecy Andrade, em 2013.         
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2 OBJETIVOS
Este projeto foi elaborado para ser aplicado no 1ª série do Ensino Fundamental 1, da Educação de Jovens e Adultos  
 
2.1 OBJETIVO GERAL 
            Promover a aquisição da leitura e da escrita em Língua Portuguesa;
 
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
            Desenvolver a fase pré-silábica;
            Desenvolver a fase alfabética inicial;
            Desenvolver a fase alfabética plena;
            Desenvolver a fase alfabética consolidada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
3 METODOLOGIA
 
 
            Este Projeto de Alfabetização Fonética será desenvolvido a partir do letramento e soletração do alfabeto escrito e fonético da Língua Portuguesa, baseado no método fônico. O projeto pode ser realizado utilizando a apresentação por computador, com projetor multimídia, de apoio a comunicação oral e escrita, e com mapa semântico, quando necessário, principalmente para adaptar a aula aos alunos com necessidades especiais auditivas e alunos superdotados de capacidades, 
             Além do computador, o cartaz (poster) da atividade, ampliada, na dimensão poster, 4 X 4,  também poderá ser utilizada, juntamente com o “flipchart”,  durante a exposição de cada atividade, para dá suporte à correção da atividade desenvolvida. 
             O tempo de aula deverá ser o tempo normal, considerando o tempo cultural do aluno, já que a correção, seja na projeção do computador ou no poster, só será realizada quando finalizada cada atividade pelos alunos.
             A primeira atividade será a diagnóstica, identificada como Atividade alfa e ao final de cada unidade, será feita uma atividade de avaliação. Cada atividade de alfabetização está grafada em dois modelos iguais, cujo título da atividade é o tema de estudo, se diferenciando apenas pela forma da letra do alfabeto, uma para letras maiúsculas e outra para letras minúsculas, para proporcionar a aprendizagem do aluno, tanto do alfabeto maiúsculo, quanto do alfabeto minúsculo. No geral, os formulários de atividades em cada unidade seguem um mesmo padrão.
              Por ser um projeto interdisciplinar, o Módulo 4 apresenta textos que fazem referência a temas do calendário socio-cultural-educativo brasileiro, que devem ser trabalhados conforme a data comemorativa do calendário, desde a primeira unidade, uma vez que a leitura do texto é a base do processo de alfabetização.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
4 RECURSOS
 
 
           Este projeto compreende um módulo do professor e 4 módulos do aluno, sendo que os três primeiros, correspondem as três primeiras unidades e o Módulo 4, corresponde a todas as unidades, ambos digitados em computador, em folhas de ofício, A4, modelo word, contendo atividades, anexas. Compreende também:
Um computador ( note book), com programação word;
Um projetor multimídia;
1 “flipsharp” com bloco de papel e marcador para papel ;
Uma sala estruturada com, no mínimo, com 23 cadeiras ordenadas em semí-círculo.
2 cadeiras apropriadas para alunos destros.
Uma lousa, quadro negro ou quadro branco
Giz branco e colorido, marcador para quadro branco;
Cartazes contendo o alfabeto maíúsculo e minúsculo,
 
 
 
5 AVALIAÇÃO 
 
 
5.1 Avaliação dos Conteúdos
 
            O processo de avaliação dos conteúdos deverá ser diário, processual, em sala de  
aula, com a mediação do professor e participação efetiva do aluno e somativo, no final de cada unidade e do ano letivo.
 
 
5.2 Avaliação dos recursos materiais
 
            Quanto à avaliação dos recursos materiais, este projeto deverá utilizar o modelo  de avaliação de Parcerisa, conforme a seguinte tabela:
 
   INSTRUMENTO PARA A ANÁLISE DE MATERIAIS CURRICULARES IMPRESSOS
                                              Data e referência editorial
Âmbito descritivo:
 Intenções e âmbito de aplicação.
 Componentes
 Organização dos conteúdos
 Tipo de material.
 Língua do material.
 Organização didática: itens.
 Materiais complementares necessários.
 Descrição global.
Âmbito de análise em função das intenções educativas:
 Objetivos.
 Conteúdos.
 Atividades.
 Avaliação.
 Temas ou eixos transversais do curriculum.
 Justificação.
 Descrição global.
Âmbito de análise em função dos requisitos para a aprendizagem:
 Materiais informativos ou de consulta.
 Materiais com proposta de atividades
 Materiais de leitura.
 Descrição global.
Âmbito de análise em função da atenção à diversidade.
 Atividades.
 Avaliação.
 Descrição global.
Âmbito de análise em função dos aspectos formais:
 Desenho e maquetação.
 Outros aspectos.
 Descrição global.
Avaliação global do material.
Fonte: Parcerisa (1996: p. 99).
Tabela 4.2. Instrumento para a análise de materiais curriculares impressos. Fonte: Parcerisa (1996: p. 99).
 
6 BIBLIOGRAFIA
 
 
BASSI, Márcia Leite Cristina. LER. Leitura, Escrita e Reflexão em Língua Portuguesa. FTD.  Coleção LER 2.008,
 
EDUCAÇÃO, Secretaria de – Bahia. Fundação Luís Eduardo Magalhães. Regularização do Fluxo Escolar. Educar para Vencer. Na Pista da Leitura, Fase Preparatória. 1ª á 4ª Série. 2.001.
 
Outras bibliografias:
 
JENNRINCH, Maira; GROSCH, Maria Selma - A LEITURA E A ESCRITA REPRESENTAM PRAZER OU MEDO?
 
 
7 ANEXOS;
 
Módulo do Professor, de 1 a 4
Módulo do Aluno, de 1 a 4